quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

A vida saudável de Aline Machado



           Na estação do ano mais quente em uma cidade litorânea, a busca pelo corpo perfeito é frequente nas mulheres e homens locais. Não apenas por estética, mas também pela saúde, tendo em vista que o calor, além de manter o bronze, desidrata, traz danos a pele, entre outros problemas que pode causar. Afinal trata-se de Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa, 021, Errejota, Rio 40 Graus e outros codinomes dados pelos cariocas, orgulhosos do lugar onde vivem.

      Nela, encontramos um desfile de pessoas saradas pelas orlas das praias. Para a atleta de fisiculturismo, Aline Machado, a busca pelo corpo perfeito vai muito além da estética, ultrapassando o bem estar e almejando uma saúde boa, sempre.

      Com 23 anos atualmente, a esportista e estudante de nutrição, malha desde os 15 anos, mas reconhece que a transformação no estilo de vida veio aos 21, quando começou a mudar sua alimentação e rotina de treinos. Após dois anos de intensa dedicação, ela pôde perceber a modificação em seu corpo, e adorou o resultado.

     Ao definir " Healthy Life", Aline afirmou que o importante é cuidar do corpo e da mente, buscar qualidade de vida, e por fim mesclar alimentação saudável, saúde e bem-estar. No entanto, a estudante de nutrição, alerta para o acompanhamento de nutricionista, pois começou procurando um. Na sequência, junto ao profissional, pesquisou como poderia melhorar sua rotina nutricional. Primeiro veio a reeducação alimentar, e meses depois a resposta positiva para mudança, o que estimulou cada vez mais.

      "Acho que a maior dificuldade é você conseguir manter o foco na alimentação e recusar comidas que adora, como brigadeiro por exemplo. Eu pensava no corpo que eu queria e não no que eu tinha, vontade dá e passa, e passava" garantiu a fisiculturista que segue uma alimentação sem gorduras, frituras e doces. A estudante usa o método das substituições, comida normal por comida fit. Ela inventa receitas e troca ingredientes usados normalmente, pelos  integrais . Seu cardápio é repleto de batata doce, arroz branco, salada, clara de ovo, frango, atum, feijão duas vezes na semana, cottage e tapioca. Evita excessos, alimentos com glutén e com teor de sódio elevado, que possam deixá-la inchada e afirma que não é fácil, mas também não é impossível.

     Como nem tudo é sacrifício, quando está em "OFF" ( fora das competições), um dia na semana é reservado para uma refeição que goste, tipo uma pizza ou chocolate. " É normal sentir vontade de comer besteirinhas, mas é importante se organizar para enfiar o pé na jaca" afirma.

       Para a morena, alimentação é 80% de todo trabalho feito, mas o treino diário é indispensável. Ao falar do seu dia- a- dia, Aline contou como o fisiculturismo a atraiu definitivamente. Sua admiração por atletas do meio e músculos aparentes contribuíram para a inserção no esporte. Quando percebeu que seu corpo respondia bem a alimentação, conseguindo obter bons resultados, veio a preparação para competição e em seguida a paixão por aquele universo aparentemente novo, mas bem familiar.

       Ao citar sua maior dificuldade nesse período, a musa fitness acredita que a apresentação a assusta mais. Por ser um esporte de comparação, ela precisa de presença de palco e perfeição na execução das poses estabelecidas no evento, além de passar confiança aos juízes. São três meses de luta, com dieta, ainda mais regrada, e treino bem intenso. Comendo de duas em duas horas, precisamente, e ingerindo bastante água para ajudar a eliminar retenção de líquido. A comida fica muito restrita e suas opções são baseadas em apenas cinco alimentos. Tapioca, fruta, cottage e até mesmo sucos, são banidos de seu cardápio, nesse período. Foco Máximo!

    Segundo a atleta o segredo é começar devagar, passo a passo, sem radicalismo. O corpo precisa se acostumar gradativamente com a nova rotina, e com tempo não vai querer voltar aos antigos hábitos. O maior estímulo são os resultados!

    Seus treinos nunca são iguais, pois a treinadora gosta de trabalhar com muita intensidade e bastante repetição. Tem cardio três vezes na semana e um dia de descanso, fazendo somente aeróbico. A cada objetivo, um tipo de treinamento.

      "Comece devagar! Um passo de cada vez, sem radicalidade. Se quer emagrecer, comece planejando e focando em perder 5 kg. Conseguiu? Planeje-se para 10 kg, e assim por diante. Se não tem tempo para frequentar academia, passe a aprimorar as atividades físicas no dia-a-dia. Exemplo: troque o elevador pelas escadas, se está acostumado a pegar carro, a fim de percorrer curtas distâncias, passe a ir andando, basta querer e focar" diz a dona de um corpo totalmente saudável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário